quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Você é Fluente?



O que é fluência? Fluência é a característica de algo que flui com naturalidade e espontaneamente. Em outras palavras ser fluente é conseguir expressar-se com clareza. Será que existe um nível em podemos chegar para ser considerado fluentes? Sim, pois o alvo da fluência é a capacidade de se expressar claramente para se fazer entendido e entender qualquer bem qualquer assunto a nível dos nativos de um determinado idioma. Temos que lembrar que os nativos não especialistas em linguística. Duas verdades precisam ser destacadas. Não precisamos ser peritos em linguística para sermos fluentes, pois a grande massa dos nativos de qualquer idioma não é perita, mas todos os nativos de um idioma são fluentes.

Nosso objetivo aqui é o de mostrar os passos necessários para se alcançar essa almejada fluência. A questão é: por onde começar? Começaremos com as 4 habilidades que precisam ser desenvolvidas. Tais habilidades são: reading, writing, listening and speaking. Essas habilidades precisam ser desenvolvidas em conjunto, porém podem ser divididas em dois grupos, as duas primeiras são habiliades mecânicas e as duas últimas são físicas. Tanto a leitura quanto a escrita podem ser aprendidas mecanicamente. Mesmo não sabendo pronunciar ou não entender o que é falado muitas pessoas sabem ler e até escrever em inglês. Mas para ouvir e falar é necessário treinar tanto o aparelho fonador quanto o auditivo. Esses aparelhos são partes físicas em nossos corpos e por essa razão as dificultas são diversas e variam de pessoa para pessoa. Alguns ouvem melhor e outro pronunciam melhor e vice-versa. O sistema de ensino que propomos aqui é o desenvolvimento dessas quatro habilidades ao mesmo tempo.

E a melhor forma de fazer isso é seguir os passos que estão no post Como Treinar Seu Ouvir em Inglês, ou assistir o vídeo que fala desse mesmo assunto na mesma página do post citado. Esse é o primeiro passo, de fato apenas esse passo já é o suficiente para que seja fluente. Mas continuaremos postando dicas com a finalidade que ajudá-lo a ser fluente de uma vez por todas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário